un

Módulos de Atividades

O programa do JamCam oferecerá oportunidades para os participantes vivenciarem boas experiências fundamentadas no propósito, princípios e no Método Escoteiro. As atividades serão diversificadas e baseadas nas necessidades dos jovens da atualidade, oferecendo experiência internacional em larga escala e de grande intensidade, sempre com o apoio e suporte educativo de adultos.

O programa contemplará módulos de atividades, vida no subcampo, interação e intercâmbio internacional, cerimônias e atividades noturnas, relacionadas com a essência do tema e com os conceitos centrais da proposta educativa do evento.

Os módulos de atividades, realizados dentro e fora do campo, serão os mesmos, tanto para o Ramo Escoteiro (Camporee) quanto para o Ramo Sênior (Jamboree), tendo dentro de cada um deles atividades específicas para cada público.

Os módulos programados são os seguintes:

Cerimônias

Incluindo as cerimônias de abertura e encerramento. Serão momentos inspiradores onde os participantes poderão celebrar a Fraternidade Escoteira, reforçar seus valores e se divertir. Após as cerimônias será possível desfrutar de momentos com diferentes estilos de músicas para celebrar o JamCam com muita animação.

Módulo Exploração da Natureza

Os participantes terão a oportunidade de conhecer alguns pontos turísticos de Foz do Iguaçu, suas belezas, características culturais, explorar a natureza e colocar-se em contato com o povo brasileiro. Todos os participantes terão a oportunidade de visitar e conhecer as Cataratas do Iguaçu.

Aldeia Interamericana de Desenvolvimento Sustentável

As patrulhas participarão de atividades e oficinas dentro dos seguintes eixos temáticos: Ciência e Tecnologia, Arte e Cultura, Paz e Compreensão, Sustentabilidade e Saúde. As atividades oferecidas pela Aldeia Interamericana terão como principal objetivo permitir que os jovens descubram e percebam as principais questões relacionadas ao desenvolvimento que o mundo enfrenta na atualidade, compreender suas origens, consequências e o que a humanidade pode fazer para avançar. O foco principal será permitir que os participantes adquiram habilidades para atuar frente a essas questões em suas próprias comunidades.

Módulo Energia

Esse módulo oferecerá atividades com o objetivo de motivar e desafiar as patrulhas, criando um ambiente estimulante, dentro de quatro tipos principais: jogos escoteiros tradicionais, atividades circenses, habilidades manuais e atividades de relacionamento.

Módulo Splash

Um dia de atividades aquáticas, incluindo construção de embarcações, jogos aquáticos por patrulhas e muito mais.

Atividades Noturnas

Incluindo uma noite de atividades tipicamente escoteiras, tais como Fogo de Conselho, Festival de Canções ou similares, realizadas dentro do próprio subcampo; um Show Musical, realizado na Arena Central; e, o Festival do Folclore, que será a oportunidade dos países mostrarem um pouco de sua música e folclore na Arena Central.

Atividades Especiais

Incluindo atividades de chegada nos subcampos e atividades vitalizadoras, que poderão ser realizadas pelos jovens nos momentos de tempo livre.

Dia Interamericano

Será um dia especial, no qual os participantes poderão viver intensamente as distintas facetas culturais das Américas. Cada país poderá mostrar um pouco da sua cultura, danças, apresentações e comidas típicas, nos estandes do Centro Escoteiro e na Arena Central.

Bosque da Paz

Será um espaço especialmente concebido para que os participantes possam ampliar sua relação espiritual, reconhecer os benefícios de possuir uma fé pessoal, bem como reconhecer a importância de estabelecer uma cultura de paz. Nesse lugar também serão realizadas as celebrações religiosas em horários específicos.

Insígnia “Diversidade que nos Une”

Mediante a realização de algumas atividades específicas, os jovens poderão conquistar uma insígnia especial durante o evento.